ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE GERAL DA S&P DOW JONES INDICES

© S&P Dow Jones Indices LLC, uma parte da McGraw Hill Financial 2017. Todos os direitos reservados Standard & Poor’s, S&P, ALL AUSTRALIAN 200, ALL AUSTRALIAN 50, ASIAN TITANS, DFI, DIVIDEND ARISTOCRATS, EMERGING TITANS , GICS, GIVI, GLOBAL TITANS, GLOBAL TITANS INDEX, GSCI, HOUSINGVIEWS, INDEX ALERT, INDEXOLOGY, INDICE ARISTOCRATES DE DIVIDENDES, MARKET ATTRIBUTES, PRACTICE ESSENTIALS, S&P EUROPE 350, S&P 100, S&P 1000, S&P 500, S&P 500 GOLD HEDGED INDEX, S&P 500 LOW VOLATILITY INDEX, S&P COMPOSITE 1500, S&P DEVELOPED EX-JAPAN REIT INDEX, S&P DFI, S&P GIVI, S&P GLOBAL THEMATIC INDICES, S&P GSCI, S&P HEALTHCARE MONITOR , S&P HIGH YIELD DIVIDEND ARISTOCRATS, S&P JAPAN 500, S&P MIDCAP 400, S&P MIDCAP 400 INDEX, S&P RISK CONTROL INDICES, S&P SGMI, S&P SMALLCAP 600, S&P TARGET DATE INDICES, S&P TARGET RISK INDICES, S&P WCI, SPDR, SPICE, SPIVA, STARS e TITANS são marcas comerciais registradas da Standard & Poor’s Financial Services LLC (“S&P”), uma parte da McGraw Hill Financial. LATIXX, MEXICO TITANS e SPCI são marcas registradas da Standard & Poor’s Financial Services LLC (“S&P”), uma parte da McGraw Hill Financial. A Dow Jones é uma marca registrada da Dow Jones Trademark Holdings LLC (“Dow Jones”). As marcas comerciais foram licenciadas para a S&P Dow Jones Indices LLC. A redistribuição, reprodução e/ou fotocópia total ou parcial é proibida sem permissão por escrito. Este documento não constitui uma oferta de serviços nas jurisdições onde a S&P Dow Jones Indices LLC, Dow Jones, S&P ou suas respectivas afiliadas (coletivamente “S&P Dow Jones Indices”) não possuem as licenças necessárias. Todas as informações fornecidas pela S&P Dow Jones Indices são impessoais e não adaptadas às necessidades de qualquer pessoa, entidade ou grupo de pessoas. A S&P Dow Jones Indices recebe compensação em conexão com a licença de seus índices a terceiras partes. O desempenho anterior de um índice não é uma garantia de resultados futuros. 

Não é possível investir diretamente em um índice. A exposição a uma classe de ativos representada por um índice está disponível através de instrumentos de investimento baseados naquele índice. A S&P Dow Jones Indices não patrocina, endossa, vende, promove ou gerencia nenhum fundo de investimento ou outro veículo de investimento que seja oferecido por terceiras partes e que  busque prover um retorno de investimento baseado no desempenho de qualquer índice.  A S&P Dow Jones Indices não oferece nenhuma garantia de que os produtos de investimento com base no índice acompanharão de modo preciso o desempenho do índice, ou proporcionarão retornos positivos de investimento. A S&P Dow Jones Indices LLC não é uma consultora de investimentos e a S&P Dow Jones Indices não faz declarações referentes à oportunidade de se investir em qualquer fundo de investimento ou outro veículo de investimento. Uma decisão de investir em um determinado fundo de investimentos ou outro veículo de investimento não deverá ser tomada com base em nenhuma declaração apresentada neste documento. Potenciais investidores são aconselhados a fazerem investimentos em tais fundos ou outro veículo somente após considerarem cuidadosamente os riscos associados a investir em tais fundos, conforme detalhado em um memorando de oferta ou documento similar que seja preparado por ou em nome do emitente do fundo de investimento ou outro veículo. A inclusão de um título em um índice não é uma recomendação da S&P Dow Jones Indices para comprar, vender ou deter tal título, nem deve ser considerado como um aconselhamento de investimento. Os preços de fechamento de índices de referência da S&P US e índices de referência da Dow Jones US são calculados pela S&P Dow Jones Indices com base no preço de fechamento das constituintes individuais do índice, conforme estabelecido pelo seu câmbio primário. Os preços de fechamento são recebidos pela S&P Dow Jones Indices de um de seus fornecedores terceirizados e verificados por comparação com os preços de um fornecedor alternativo. Os fornecedores recebem o preço de fechamento de seus câmbios primários. Os preços em tempo real durante um dia são calculados similarmente sem uma segunda verificação. 

Estes materiais foram preparados unicamente com fins informativos baseados nas informações geralmente disponíveis para o público de fontes tidas como confiáveis. Nenhum conteúdo nestes materiais (incluindo dados de índice, classificações, análises e dados relacionados a crédito, modelos, software ou outros aplicativos ou informações destes) ou qualquer parte deste (Conteúdo) pode ser modificada, submetida à engenharia reversa, reproduzida ou distribuída de nenhuma forma, por nenhum meio, nem armazenada em bases de dados ou sistema de recuperação, sem a permissão prévia, por escrito, da S&P Dow Jones Indices. O Conteúdo não deve ser usado para nenhum fim ilegal ou não autorizado. A S&P Dow Jones Indices e seus provedores de dados terceirizados e licenciadores (coletivamente “S&P Dow Jones Indices Parties”) não garantem a precisão, integralidade, oportunidade ou disponibilidade do Conteúdo. S&P Dow Jones Indices Parties não são responsáveis por quaisquer erros ou omissões, independentemente da causa, para os resultados obtidos do uso do Conteúdo. O CONTEÚDO É FORNECIDO NA BASE “NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA”. S&P DOW JONES INDICES PARTIES SE ISENTAM DE QUAISQUER E TODAS AS GARANTIAS EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, INCLUINDO MAS NÃO LIMITADO A, QUALQUER GARANTIA DE COMERCIABILIDADE OU ADEQUAÇÃO A UM FIM OU USO EM PARTICULAR, ISENÇÃO DE BUGS, ERROS OU DEFEITOS DE SOFTWARE, QUE A FUNCIONALIDADE DO CONTEÚDO SERÁ ININTERRUPTA OU QUE O CONTEÚDO OPERARÁ COM QUALQUER CONFIGURAÇÃO DE SOFTWARE OU DE HARDWARE. Sob nenhuma circunstância, S&P Dow Jones Indices Parties serão responsáveis a qualquer parte, por quaisquer danos diretos, indiretos, incidentais, exemplares, compensatórios, punitivos, especiais ou consequenciais, custos, despesas, custas legais ou perdas (incluindo, sem limitação, perda de rendimentos ou perda de lucros e custos de oportunidades) em conexão com qualquer uso do Conteúdo, mesmo se aconselhado da possibilidade de tais danos. 

As análises relacionadas a crédito e outras, inclusive classificações, pesquisa e avaliações são geralmente fornecidas por afiliadas da S&P Dow Jones Indices, inclusive, mas não limitado a, Standard & Poor’s Financial Services LLC e Capital IQ, Inc. Tais análises e declarações no Conteúdo são declarações de opinião na data que são expressas e não alegações. Quaisquer opiniões, análises e decisões de confirmação de classificação não são recomendações para comprar, deter ou vender quaisquer títulos, nem para tomar decisões de investimento, e nem para abordar a adequabilidade de qualquer título. A S&P Dow Jones Indices não assume qualquer obrigação de atualizar a sequência da publicação do Conteúdo em qualquer forma ou formato. O Conteúdo não deve ser confiado e não é um substituto da capacidade, julgamento e experiência do usuário, sua administração, funcionários, conselheiros e/ou clientes ao tomar decisões de investimento ou outros negócios. A S&P Dow Jones Indices LLC não atua como agente fiduciário ou consultoria de investimento. Embora a S&P Dow Jones Indices tenha obtido informações de fontes que acredita serem confiáveis, a S&P Dow Jones Indices não realiza auditorias ou assume qualquer obrigação de  diligência ou verificação independente de qualquer informação que recebe. 

Até onde as autoridades normativas permitirem que uma agência de classificação confirme em uma jurisdição uma classificação emitida em outra jurisdição para certos fins regulamentares, a S&P Ratings Services se reserva o direito de ceder, retirar ou suspender tal confirmação a qualquer tempo e a seu critério exclusivo. A S&P Dow Jones Indices, inclusive a S&P Ratings Services, se isenta de qualquer obrigação, seja ela qual for,  resultante da cessão, retirada ou suspensão de uma confirmação, assim como de qualquer responsabilidade por quaisquer alegações de danos sofridos por conta disso. 

As afiliadas da S&P Dow Jones Indices LLC podem receber compensação por suas classificações e certas análises relacionadas a crédito, normalmente de emitentes ou subscritores dos títulos, ou de seus fiadores. Tais afiliadas da S&P Dow Jones Indices LLC se reservam o direito de divulgar suas opiniões e análises. As análises e classificações públicas da S&P Ratings Services estão disponíveis em seus sites, www.standardandpoors.com (gratuito) e www.ratingsdirect.com e www.globalcreditportal.com (por assinatura), e podem ser distribuídos através de outros meios, inclusive através de publicações da S&P Rating Services e redistribuidores terceirizados. Informações adicionais sobre nossas taxas de classificação estão disponíveis em www.standardandpoors.com/usratingsfees

A S&P Dow Jones Indices mantém algumas atividades de suas unidades de negócios separadas umas das outras a fim de preservar a independência e a objetividade de suas respectivas atividades. Como resultado, algumas unidades de negócios da S&P Dow Jones Indices podem ter informações que não estejam disponíveis a outras unidades de negócios. A S&P Dow Jones Indices estabeleceu políticas e procedimentos para manter a confidencialidade de algumas informações não públicas recebidas em conexão com cada processo analítico. 

Além disto, a S&P Dow Jones Indices presta uma ampla gama de serviços a, ou relacionados a, muitas empresas, incluindo os emitentes de títulos, consultores de investimentos, corretores, bancos de investimentos, outras instituições financeiras e intermediários financeiros e, conformemente, pode receber taxas ou outros benefícios econômicos dessas empresas, incluindo empresas cujos títulos ou serviços que possa recomendar, classificar, incluir em portfólios modelos, avaliar, ou de outra forma, abordar. 

A Global Industry Classification Standard (GICS®) foi desenvolvida por e é de propriedade exclusiva e uma marca comercial da Standard & Poor’s e MSCI.  A MSCI, a Standard & Poor’s e nem qualquer outra parte  envolvida em fazer ou compilar quaisquer classificações da GICS fazem quaisquer garantias ou declarações expressas ou implícitas com relação a tal norma ou classificação (ou aos resultados a serem obtidos pela sua utilização), e todas as partes, por este instrumento, expressamente se isentam de todas as garantias de originalidade, precisão, integridade, mercantibilidade ou adequação a um fim particular com relação a qualquer de tais normas ou classificações.  Sem limitar o que foi exposto acima, sob nenhuma circunstância, a MSCI, a Standard & Poor’s e nenhuma de suas afiliadas ou terceira parte envolvida em fazer ou compilar quaisquer classificações da GICS terá qualquer responsabilidade por quaisquer danos diretos, indiretos, especiais, punitivos, consequenciais, ou quaisquer outros (inclusive perda de lucros), mesmo se notificado da possibilidade de tais danos.

 

DIVULGAÇÃO DO DESEMPENHO

As tabelas e gráficos são fornecidos para fins ilustrativos. O desempenho anterior não é garantia de resultados futuros. Estas tabelas e gráficos podem refletir desempenhos históricos hipotéticos. Todas as informações apresentadas antes da data do lançamento são comprovadas por técnicas de back-testing. O back-testing não é o desempenho real, mas hipotético. Os cálculos com back-testing são baseados na mesma metodologia que estava em vigor quando o índice foi oficialmente lançado. Entretanto, deve-se observar que os cálculos históricos de um Índice Econômico podem mudar de mês para mês, com base nas revisões dos dados econômicos subjacentes usados no cálculo do índice. Os detalhes completos da metodologia do índice estão disponíveis em www.spdji.com. Não é possível investir diretamente em um índice. 

A S&P Dow Jones Indices define várias datas para assistir seus clientes, provendo transparência em seus produtos. A Primeira Data de Valorização é o primeiro dia para o qual existe um valor calculado (seja ativo ou obtido pelo processo de back-testing) para um determinado índice. A Data Base é a data na qual o Índice é estabelecido, a um valor fixo, para fins de cálculo. A Data de Lançamento designa a data na qual os valores de um índice são considerados ativos pela primeira vez: valores do índice fornecidos para qualquer data ou período de tempo anterior à Data de Lançamento do índice são considerados submetidos a back-testing. A S&P Dow Jones Indices define a Data de Lançamento como a data pela qual os valores de um índice são conhecidos por terem sido liberados ao público, por exemplo, através do site público da empresa ou seu datafeed a partes externas. Para índices da marca Dow Jones introduzidos antes de 31 de maio de 2013, a Data de Lançamento (que antes de 31 de maio de 2013 era  chamada de “Data de introdução”) é estabelecida em uma data na qual não é mais permitido serem feitas quaisquer modificações à metodologia do índice, mas que podem ter sido anteriores à data da liberação pública do Índice. 

O desempenho anterior do Índice não é uma indicação de resultados futuros. A aplicação prospectiva da metodologia usada para construir o Índice pode não resultar em desempenho comensurável aos retornos do back-testing mostrados. O período de back-testing não corresponde necessariamente a todo o histórico disponível do Índice. Por favor, consulte o documento de metodologia do Índice, disponível em  www.spdji.com, para obter mais detalhes sobre o índice, inclusive a maneira pela qual ele é rebalanceado, a época de tal rebalanceamento, os critérios para acréscimos e exclusões, assim como todos os cálculos do índice. 

Outra limitação do uso das informações obtidas pelo processo de back-testing é que, geralmente, o cálculo com back-testing é preparado com o benefício da visão a posteriori. As informações do back-testing refletem a aplicação da metodologia do índice e a seleção das constituintes do índice retrospectivamente. Nenhum registro hipotético pode ser completamente responsável pelo impacto do risco financeiro em operações reais. Por exemplo, há diversos fatores relacionados aos mercados de ações, rendimento fixo ou commodities em geral, que não podem ser e que não foram contabilizados no preparo das informações do índice apresentado, todos os quais podem afetar o desempenho real. 

Os retornos do Índice demonstrados não representam os resultados de operações reais de ativos/títulos. A S&P Dow Jones Indices LLC mantém o Índice e calcula os níveis do Índice e o desempenho demonstrado ou discutido, mas não gerencia ativos reais. Os retornos do Índice não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas de vendas que um investidor pode pagar para adquirir os títulos subjacentes no Índice ou fundos de investimento que se destinam a acompanhar o desempenho do Índice. A imposição destas taxas e encargos faria com que o desempenho real e obtido pelo processo de back-testing dos títulos/fundos fosse inferior ao desempenho do Índice mostrado. Como um exemplo simples, se um índice retornou 10% sobre um investimento de US$ 100.000 por um período de 12 meses (ou US$ 10.000) e uma taxa real baseada no ativo de 1,5% foi fixada no final do período sobre o investimento mais os juros acumulados (ou US$ 1.650), o retorno líquido seria de 8,35% (ou US$ 8.350) para o ano. Durante um período de três anos, uma taxa anual de 1,5% deduzida no final do ano com um retorno presumido de 10% por ano resultaria em um retorno bruto de 33,10%, uma taxa total de US$ 5.375 e um retorno líquido cumulativo de 27,2% (ou US$ 27.200).

Processando ...